sexta-feira, 27 de setembro de 2013
No dia 1º de Outubro realizar-se-á no Auditório da Subprefeitura da Ilha do Governador, sito à Rua Orcadas, 435 (Ao lado do Ilha Plaza Shopping) um Evento em comemoração ao Dia Internacional do Idoso. Este Evento será uma parceria entre as Clínicas
da Família Maria Sebastiana de Oliveira e Assis Valente, CMS Madre Teresa de
Calcutá e CRAS Prof. Darcy Ribeiro e a própria Subprefeitura da Ilha do Governador. Contamos com a participação de todos.
Os convites (em números limitados à lotação do espaço) encontram-se disponíveis nas respectivas Unidades de Saúde participantes.
Dia 27 de Setembro - Dia Nacional da Doação de Órgãos
Hoje (27), é celebrado o Dia Nacional da Doação de Órgãos. A data objetiva aumentar os números de doadores e informar a população da importância desta prática. Podem doar Vítimas de morte encefálica que são os principais doadores, no entanto, a falta de conhecimento sobre o assunto, por parte da família, pode prejudicar o processo de doação. Porque para algumas pessoas é difícil entender que após constatada a morte encefálica, a pessoa internada não vai mais reagir. Não é como um estado de coma, onde há possibilidade de melhora. A morte encefálica pode ser diagnosticada por traumatismo craniano e acidente vascular cerebral (AVC). Porém há casos em que Paradas Cardiorrespiratórias também podem resultar em uma captação de órgãos. Os procedimentos completos são realizados entre um período de seis horas, aproximadamente.
Cada órgão tem um tempo máximo até ser transplantado. O coração, pâncreas e o pulmão, só sobrevivem por quatro horas entre a retirada e o transplante. Já o fígado resiste por até 24 horas e o rim, 48 horas. As córneas podem permanecer até seis dias fora do organismo, desde que mantidas em condições apropriadas. Segundo dados do Portal de Saúde Nacional, o Brasil possui hoje, um dos maiores programas públicos de transplantes de órgãos e tecidos do mundo. Com 548 Estabelecimentos de Saúde e 1.376 Equipes Médicas autorizadas a realizar transplantes, o Sistema Nacional de Transplantes está presente em 25 estados do país, por meio das Centrais Estaduais de Transplantes. Já a fila para transplante atinge cerca de 60 mil pessoas em todo o Brasil. Segundo o Governo do Estado, o Rio ocupa hoje o segundo lugar no país em captação de órgãos para transplantes. Unidade do Governo do Estado tornou-se, em sete meses de existência, a segunda maior transplantadora de fígado do país
sexta-feira, 20 de setembro de 2013
Seminário de Accountibility
No dia 13 de Setembro realizamos nosso "Seminário de Accountibility" que vem a ser a prestação de contas dos serviços prestados e exposição do trabalho dos profissionais da Clínica.
Todos participaram |
Gerente Guilherme |
Equipe Águia Dourada |
Equipe Beija-Flor |
Equipe Ema |
Equipe Flamingo |
Equipe Santos Dumont |
Enfermeiro Fabiano e ACS Tânia - Equipe Flamingo |
quarta-feira, 18 de setembro de 2013
Programa Academia Carioca
Programa Academia Carioca é um espaço mobilizador de Promoção da Saúde por meio de ação comunitária e multissetorial, centrada na inserção da prática de atividade física regular nas Unidades Básicas de Saúde. Por garantir o acesso da população a práticas que visem promover o bem estar físico, mental e social, a Academia Carioca tem se constituído como um significativo dispositivo de construção de um a sociedade mais ativa e com estilo de vida mais saudável. Aqui na CF Assis Valente temos o Educador Físico William Mattos que é o responsável local pelas atividades.
quarta-feira, 11 de setembro de 2013
quarta-feira, 4 de setembro de 2013
05 de Setembro - Dia Nacional de Conscientização e Divulgação da Fibrose Cística
A fibrose cística também conhecida como fibrose quística, FC ou mucoviscidose é uma doença hereditária comum, que afeta todo o organismo, causando deficiências progressivas e, frequentemente, levando à morte prematura. O nome fibrose cística refere-se à característica cicatrizante (fibrose) e à formação de cistos no interior do pâncreas, identificada, pela primeira vez, na década de 1930. A dificuldade para respirar é o sintoma mais sério e resulta das infecções no pulmão crônicas que são tratadas, mas apresentam-se resistentes aos antibióticos e a outras medicações. A grande quantidade de outros sintomas, incluindo sinusite, crescimento inadequado, diarreia e infertilidade, são efeitos da FC em outras partes do corpo.
A fibrose cística é causada por uma mutação no gene chamado regulador de condutância transmembrana de fibrose cística (CFTR). Esse gene intervém na produção do suor, dos sucos digestivos e dos mucos. Apesar de a maioria das pessoas não afetadas possuírem duas cópias funcionais do gene, somente uma é necessária para impedir o desenvolvimento da fibrose cística. A doença desenvolve-se quando nenhum dos genes atua normalmente. Portanto, a fibrose cística é considerada uma doença autossômica recessiva.
Ultimamente tem-se recorrido ao transplante de pulmão para conter o avanço da doença. Hoje com a evolução de medicamentos para a doença, as pessoas estão vivendo em torno de 50 a 60 anos
É muito importante fazer periodicamente o exame de espirometria e de cultura do escarro (catarro).
segunda-feira, 2 de setembro de 2013
Vacina Contra a Catapora (Varicela) no SUS
O Ministério da Saúde, por meio do Programa Nacional de Imunização (PNI), passa a oferecer a partir deste mês de setembro, em toda a rede pública de saúde, a vacina varicela (catapora) incluída na tetra viral, que também protegerá contra sarampo, caxumba e rubéola. A nova vacina vai compor o Calendário Nacional de Vacinação e será ofertada exclusivamente para crianças de 15 meses de idade que já tenham recebido a primeira dose da vacina tríplice viral. Com a inclusão da vacina, o Ministério da Saúde estima uma redução de 80% das hospitalizações por varicela (catapora).
Fonte: Blog da Saúde
http://www.blog.saude.gov.br/vacina-contra-catapora-e-oferecida-pelo-sus/03 de Setembro - Dia do Biólogo
Biólogo é um cientista da área da Biologia. Desenvolve seus estudos por meio do Método Científico. Trabalha em laboratórios de pesquisa, laboratórios de rotina como os de biologia clínica, campos abertos como savanas, florestas e todo lugar onde há vida para ser estudada.
Parabéns!!!
Vacinação Contra a Hepatite e Testagem Anônima HIV/Sífilis
Em 31 de Agosto nossa equipe realizou uma Campanha Externa de Vacinação Contra a Hepatite e Testagem Anônima HIV/Sífilis. Coordenada pelo Enfermeiro Marcelo com o apoio da Técnica de Enfermagem Liliane, Técnica em Saúde Bucal Cátia e ACS Elaine.
Fizemos diversos atendimentos com total aprovação da população que recebeu muito bem nossa equipe e acolheu bem essa ideia.
ACS Elaine e Elisângela |
Téc.Enf. Liliane e Enfermeiro Marcelo |
Sempre unidos com a população |
Dia de muito trabalho |
Orientações também foram passadas |
Nossa equipe presente |
Téc.Enf.Liliane, TSB Cátia, ACS Elisângela, Enf. Marcelo e ACS Elaine |
Shantala
Nos dias 29 e 30 de Agosto nossa clínica ofereceu o Curso de Shantala para as mamães residntes em nossa área de abrangência. A Shantala é um técnica milenar de massagem indiana que ensina as mães a conhecerem o próprio corpo e a se conectarem com o corpo do bebê. Ou seja, bebê ou criança a relaxar o corpo liberando endorfina e serotonina, simplesmente pelos movimentos e o contato com os pais. Mais relaxado outro hormônio também entrará em ação, a melatonina, levando a melhor qualidade do sono.
ACS Débora orientando os participantes |
Exercendo a massgem |
Educador Físico William |
Todos atentos às explicações |
Satisfação de mãe e filho |
Perfeita Harmonia |
Contato mãe e filho |
O início perfeito... |
Para um final mais que feliz. |