CF Assis Valente

EST das Canarias com Av. Bras Crispin Praça, S/N - Galeão - Ilha do Governador - RJ | CEP: 21931-582
☎ Telefone: (21) 98498-3173
Funcionamento: Segunda-feira a Sexta-feira das 07h às 19h - Sábado das 08h às 12h
Gerente: Priscila da Silva Costa | CNES 6804209 - ESF: 06 | ESB: 03

COMO CHEGAR FALE CONOSCO

Serviços e Metas

Acolhimento

Orientações sobre o nosso atendimento.

Saiba Mais

Nossas Metas

Ações em prol de assegurar a saúde com qualidade.

Saiba Mais

Multimídia

Acesso ao conteúdo audiovisual da unidade.

Saiba Mais

Nossa Equipe

Nossos profissionais e território de atuação

Saiba Mais

Postagens Recentes

sábado, 31 de janeiro de 2015

DIA DO PUBLICITÁRIO

DIA DO PUBLICITÁRIO


DIA   1º de Fevereiro, É o Dia do Publicitário !
Post_01-02-14.fw (4)

DIA DAQUELE QUE TAMBÉM PODE SER CONHECIDO COMO O CRIATIVO, O DO MARKETING, O PLANEJAMENTO, O DA MÍDIA, AQUELE QUE É ATENDIMENTO OU ATÉ MESMO AQUELE QUE É MEIO HIPSTER, CHEIO DE BOAS IDÉIAS.

SE VOCÊ É SIMILAR A UM DESTES, VOCÊ CERTAMENTE É UM PUBLICITÁRIO !

sexta-feira, 30 de janeiro de 2015

Dia do Mágico

Dia do Mágico

Dia do Mágico


No dia 31 de janeiro é comemorado o dia do mágico, esse profissional é capaz de criar ilusões, levando encantamento e fascinação às pessoas, exercendo um conjunto de técnicas que demonstram um controle oculto.
A mágiva traz consigo elementos que dissimulam ser sobrenaturais, onde “se pretende produzir efeitos e fenômenos contrários às leis naturais”, segundo descrito no dicionário Aurélio, daí o seu poder de seduzir as pessoas.
Segundo a história, a data surgiu em homenagem a são João Bosco, o padroeiro dos mágicos, na data de seu falecimento, em 1888.

Cartola e baralhos são muito usados em mágicas

DIA MUNDIAL DA SOLIDARIEDADE

DIA MUNDIAL DA SOLIDARIEDADE

Dia 31 de Janeiro: Dia Mundial da Solidariedade.

Solidariedade: cooperação ou assistência moral que se manifesta ou testemunha a alguém, em quaisquer circunstâncias (boas ou más). É solidário quem age com o intuito de confortar, consolar, oferecer ajuda. Não se ensina a solidariedade com palavras, pois esta nasce no íntimo de cada pessoa.

Para que a solidariedade se mostre autêntica, tem que partir da vontade real da pessoa de ser útil a seu semelhante e à sociedade. Desde a Pré-História, o ser humano entendeu a necessidade da solidariedade, sem a qual não poderia viver. Os homens das cavernas caçavam juntos e dividiam as tarefas do cotidiano para garantir a sobrevivência em uma época em que tudo era um grande desafio.
Com o passar do tempo, a população mundial foi crescendo e necessitou de uma nova organização para que pudesse funcionar. Assim, surgiu a figura do Estado, que centralizava o poder de gerenciamento para o bem comum. Essa centralização, porém, aos poucos se tornou obsoleta para a população da terra.

DIA NACIONAL DAS HISTÓRIAS EM QUADRINHOS

DIA NACIONAL DAS HISTÓRIAS EM QUADRINHOS

30 de janeiro: Dia Nacional das Histórias em Quadrinhos

No dia 30 de janeiro é comemorado o Dia Nacional das Histórias em Quadrinhos, conhecidas também como HQ, uma popular e divertida forma de leitura que se popularizou no Brasil graças à histórias como Menino Maluquinho e Turma da Mônica e tiras reproduzidas em jornais, como Piratas do Tietê, Níquel Naúsea e Chiclete com Banana.


Por volta de 1930 foram passaram a ser publicadas no Brasil as histórias americanas,  como Krazy Kat, Gato Félix e Mickey Mouse. Na mesma década foram surgindo outras publicações voltadas para as HQ’s, como Mirim, Lobinho, O Globo Juvenil e O Gibi,  as duas últimas pertencentes à Roberto Marinho. As historias em quadrinhos da Disney passaram a ser publicadas no país apenas na década de 50, e para enfrentar a concorrência dos heróis americanos foram criadas versões brasileiras desses personagens, como Capitão 7 (inspirado em Flash Gordon e Super Homem) e Raio Negro (inspirado em Lanterna Verde e Cíclope do X-Men), além de personagens nacionais de novelas radiofônicas, como Jerônimo – o herói do Sertão,  serem transpostos para quadrinhos. 
A partir da década de 60 aumentaram as publicações e personagens tupiniquins, com destaque para Pererê, de Ziraldo, Gabola, de Peroti, Sacarrolha, de Primaggio, e o maior sucesso do ramo no país, Turma da Mônica, editada pela Editora Globo e escrita por Maurício de Souza, considerado o maior nome dos quadrinhos nacionais. O jornal Pasquim ficou famoso por suas tirinhas de quadrinhos, principalmente os de Jaguar, e Daniel Azulay também criou o herói brasileiro  Capitão Cipó. A Editora Abril passou a publicar os heróis da Marvel e da DC Comics no Brasil, com as revistas Capitão América e Heróis da TV, e posteriormente com Batman, Super-Homem, Homem-Aranha e Incrível Hulk. A partir da década de 80, os grandes jornais brasileiros passam a inserir trabalhos de autores nacionais em suas tirinhas, antes exclusivamente americanas. Dentre eles, destacam-se Miguel Paiva (Radical Chic), Glauco (Geraldão), Laerte (Piratas do Tietê), Angeli (Chiclete com Banana), Fernando Gonsales (Níquel Náusea) e Luís Fernando Veríssimo (As Cobras).

quinta-feira, 29 de janeiro de 2015

DIA DA HOSPITALIDADE

DIA DA HOSPITALIDADE

29 de Janeiro – Dia da Hospitalidade

29 de janeiro de 2013 - Notícias - Escrito por Hospital das Nações
O que é hospitalidade? Se pensarmos de forma objetiva, é a capacidade de receber visitantes ou clientes de forma agradável, gerando conforto e permitindo que a pessoa sinta-se à vontade, usufruindo de serviços de qualidade.
Atender e receber com hospitalidade e ser um bom anfitrião é papel de todos que realizam atendimento ao público, seja em casa, nas empresas e, também, nas instituições de saúde. Aplicar este conceito de hospitalidade dentro dos hospitais é voltar à atenção para os pacientes e ir além do trivial.

quarta-feira, 28 de janeiro de 2015

COMBATE E PREVENÇÃO DA DENGUE

COMBATE E PREVENÇÃO DA DENGUE


Prevenção da Dengue

A ação mais simples para prevenção da dengue é evitar o nascimento do mosquito, já que não existem vacinas ou medicamentos que combatam a contaminação. Para isso, é preciso eliminar os lugares que eles escolhem para a reprodução.
A regra básica é não deixar a água, principalmente limpa, parada em qualquer tipo de recipiente.
Como a proliferação do mosquito da dengue é rápida, além das iniciativas governamentais, é importantíssimo que a população também colabore para interromper o ciclo de transmissão e contaminação. Para se ter uma ideia, em 45 dias de vida, um único mosquito pode contaminar até 300 pessoas.
prevenção da dengue
Ciclo de Transmissão da Dengue (Imagem: MDS)
Então, a dica é manter recipientes, como caixas d’água, barris, tambores tanques e cisternas, devidamente fechados. E não deixar água parada em locais como: vidros, potes, pratos e vasos de plantas ou flores, garrafas, latas, pneus, panelas, calhas de telhados, bandejas, bacias, drenos de escoamento, canaletas, blocos de cimento, urnas de cemitério, folhas de plantas, tocos e bambus, buracos de árvores, além de outros locais em que a água da chuva é coletada ou armazenada.
É bom lembrar que o ovo do mosquito da dengue pode sobreviver até 450 dias, mesmo se o local onde foi depositado o ovo estiver seco. Caso a área receba água novamente, o ovo ficará ativo e pode atingir a fase adulta em um espaço de tempo entre 2 e 3 dias. Por isso é importante eliminar água e lavar os recipientes com água e sabão.

Ações simples para combater a proliferação do mosquito da dengue

Prevenção da Dengue


Como eliminar as larvas e os mosquitos da dengue

Pesquisadoras da Universidade Estadual Paulista (Unesp) de São José do Rio Preto (SP) descobriram que a cafeína é fatal para o desenvolvimento da larva do Aedes aegypti. No estudo, elas verificaram que quanto maior a concentração de cafeína na água parada contida em vasos, ralos e plantas, menor o tempo de vida das larvas. De acordo com as cientistas, foi  registrada uma taxa de mortalidade de 100%. Nenhuma das larvas conseguiu chegar ao último estágio de desenvolvimento.
Resultados semelhantes foram obtidos com a borra de café. Em laboratório, quatro colheres de sopa de borra de café bloquearam o desenvolvimento de larvas mergulhadas no equivalente a um copo de água.
Em situações de epidemia de dengue, o método de combate mais usado contra a reprodução do mosquito é a aplicação de inseticidas, mas a maioria desses produtos é tóxica. Além disso, com o tempo, os mosquitos podem adquirir resistência a essas substâncias. A borra de café funciona como um inseticida natural e não faz mal para seres humanos, animais e plantas.
Outros produtos, como o sal de cozinha e a água sanitária, têm sido recomendados contra o Aedes egypti. Mas há limitações: eles não podem ser aplicados em plantas, por exemplo. A borra é um resíduo produzido diariamente na maioria das residências. Ela pode ser jogada sobre o solo dos jardins e hortas, na terra dos vasos ou dentro das bromélias. Não se deve diluí-la em água antes de aplicar.
A larva se intoxica ao ingerir extratos de borra do café. A quantidade de borra a ser utilizada depende da quantidade de água acumulada. Se o local contém o equivalente a meio copo de água de chuva ou de rega, por exemplo, duas colheres de sopa de borra bastam. A mesma quantidade de borra nova deve ser colocada a cada sete dias.

DATAS COMEMORATIVAS

DATAS COMEMORATIVAS

28 de Janeiro 


 Dia do Comércio Exterior


Há 202 anos, precisamente no dia 28 de janeiro de 1808, D. João VI assina uma carta declarando abertos os portos brasileiros as nações amigas. Com isso, o Brasil pôde fechar seus primeiros negócios e acordos comerciais sem a interferência de Portugal, tornando-se comercialmente independente. Por esse motivo a data foi escolhida para comemorar-se o dia do Comércio Exterior.


 Dia Nacional de Combate ao Trabalho Escravo


A data foi escolhida a partir do Episódio ocorrido em 28 de janeiro de 2004 na Região Rural em Unaí em Minas Gerais, após a morte de auditores fiscais do trabalho que foram assassinados na Região, e lutavam contra o trabalho escravo. Este fato  marcou todo Brasil, mobilizando o povo brasileiro no combate a escravidão e na criação desta data.  



DIA 28 DE JANEIRO É O DIA DO PORTUÁRIO

DIA 28 DE JANEIRO É O DIA DO PORTUÁRIO

28 de Janeiro comemora-se o Dia do Portuário! Os portuários têm como principais atividades preparar cargas e descargas de mercadorias; movimentar...

segunda-feira, 26 de janeiro de 2015

DIA 27 DE JANEIRO É O DIA DO ORADOR

DIA 27 DE JANEIRO É O DIA DO ORADOR

27 DE JANEIRO - DIA DO ORADOR

Orador é aquele que apresenta e representa discursos para um determinado público. Oratória é a arte de falar em público. Sintonia, significa acordo mútuo, reciprocidade. Em Psicologia é o estado de quem se encontra em correspondência ou harmonia com o meio.
Auditório, platéia, reunião: conjunto de ouvintes que assiste a algum discurso.
Dicas para se tornar um ótimo Orador:
  • Não se atrase.
  • Não use girias, nem piadas.
  • Evite os cacoetes.
  • Fuja dos assuntos polêmicos.
  • Cuidado com o excesso de humildade.
  • Não diminua a importância do tema abordado, mas, não ilustre demais com narrações longas.
  • Não empregue sarcasmos ou expressões maliciosas, palavrões nem pensar.
  • Volume de voz: não grite, nem fale baixo demais, use o tom adequado que todos possam ouvir sem agredir seus ouvidos.
  • Não fale rápido demais, atropelando as palavras, nem fale lento demais, desanimando a atenção dos ouvintes.
  • Não sinta medo e nem insegurança e não trema, na medida do possível.
  • Não ataque hostilmente, com palavras acusadores de censura.
  • Não exagere em provocar risos, tornando-se palhaço.
  • Não elogie a si mesmo.
  • Não se afaste do texto e do tema.
  • Não diga repetidas vezes que logo irá terminar.
  • Não procure imitar alguém.
  • Não se expresse de maneira presunçosa ou orgulhosa.
  • Pense antes de falar e agir.
A expressão corporal é também muito importante. Os gestos é também uma linguagem, então tente não fazer com que o tema seja mal interpretado através dos gestos.
Evite fazer os seguintes gestos:
  • Não aperte a ponta da orelha.
  • Apontar com o polegar para cima, com os quatros outros dedos fechados na palma.
  • Encostar a ponta do polegar na ponta do indicador, formando um cículo.
  • Mão em forma de figa
  • Raspar o queixo com a ponta dos dedos
  • Mover a cabeça no sentido lateral, de um lado para o outro
  • Movimentar o dedo indicar esticado em circulos na região da têmpora
  • O chifre feito com os dedos mínimo e indicador, enquanto o médio e o anular ficam fechados.
  • Não crave os olhos no chão ou no teto.
  • Não fixe o olhar demasiadamente em algum ouvinte particular.
  • Não fique rígido ou imóvel, como uma estátua.
  • Não coloque as mãos na cintura e nos bolsos.
  • Não fique brincando com o botão ou abotoando e desabotoando o paletó.
  • Não comece cada frase pigarreando ou tossindo.
  • Não fique o tempo todo com o dedo indicador em forma acusadora.
  • Não de socos na mesa.
  • Não exagere em tirar e colocar os óculos.
  • Não fique arrumando a gravata.
  • Não fique alisando o cabelo.
  • Não fique olhando as horas o tempo todo.
A expressão verbal, corporal e linguística são fundamentais para o sucesso na profissão.
O orador deve cuidar de sua pessoa. Ao levantar-se para falar, deve causar uma boa impressão aos ouvintes. Vestido modestamente, mas bem cuidado, evite acessórios como pulseiras de ouro e telefones celulares. O orador modesto conquista a simpatia imediata dos ouvintes, mesmo antes de começar a falar.
Lembre-se de olhar para o espelho da sua alma todos os dias e de dedicar todo o seu potencial a tudo o que é verdadeiramente capaz, pois assim você certamente será o orador melhor.

sábado, 24 de janeiro de 2015

DIA DO CARTEIRO

DIA DO CARTEIRO

Dia 25 de janeiro - Dia do Carteiro

Presença constante no dia a dia de cada brasileiro com seu tradicional uniforme azul e amarelo, o Carteiro cumpre a importante missão de aproximar pessoas num país com dimensões continentais, como o Brasil. Para homenagear este profissional tão querido pela população, no dia 25 de janeiro é comemorado o Dia do Carteiro, em alusão à data de criação do Correio-Mor no Brasil, em 1663.
Aplausos para os mais de 60 mil homens e mulheres que atuam na função, pelos Correios, em todos os municípios brasileiros, entregando aproximadamente 40 milhões de objetos diariamente.
Os Correios comemoram, neste sábado (25), os seus 351 anos de serviço postal. Nesta mesma data é comemorado o Dia do Carteiro, que relembra o início das atividades postais regulares no Brasil.


FELIZ DIA DO CARTEIRO.


quinta-feira, 22 de janeiro de 2015

DIA DO APOSENTADO

DIA DO APOSENTADO






Dia 24 de Janeiro é o Dia Nacional do Aposentado


Esta data foi criada para lembrar e comemorar o histórico dia que aprovada a Lei Eloy Chaves em 24 de janeiro de 1923, marco lendário da Previdência Social no Brasil, criando a Caixa de Aposentadoria e Pensão para os empregados das empresas privadas das estrada de ferro, dando origem à Previdência Social (Lei 6.926 de 1.981)

EQUIPE FLAMINGO

EQUIPE FLAMINGO

MICRO ÁREA 1 - ACS  KARINE

Rua Flamingo

MICRO ÁREA 2 - ACS ALINE

Rua 82 (dentro da Avenida Sete)
Colina (Avenida Sete)

MICRO ÁREA 3 - ACS TANIA

Praia do Galeão (do n° 68 ao n° 100)
Travessa Oliveira
Rua 74 (casas n° 22 e n° 34)
Rua 104 (casa n° 44)
Avenida Sete (casas do n° 700 ao n° 894 e casas do n° 571 ao n° 1.185)
Avenida Sete (blocos 01, 02, 03, 04, 05, 06, 17, 19, 21, 23, 25, 27, 29, 31, 33, 35, 37, 39, 41, 43, 45, 47)

MICRO ÁREA 4 - ACS SARA

Avenida 04 (lado ímpar)
Estrada Maracajas (do n° 419 ao n° 973)

MICRO ÁREA 5 - ACS MICHELE

Rua Stella Maris (do n° 01 ao n° 47)
Rua Condor
Beco Lenice Motta

MICRO ÁREA 6 - ACS  LUSIANE

Avenida Sete (blocos 07, 08, 09, 10, 11, 12, 13, 14, 15, 16, 18, 20, 22, 24, 26, 28, 30, 32, 34, 36, 38, 40, 42, 44, 46, 48)
Avenida Sete (blocos novos)

EQUIPE SANTOS DUMONT

EQUIPE SANTOS DUMONT

MICRO ÁREA 1 - ACS DEYBSON

Estrada Grande

MICRO ÁREA 2 - ACS FÁTIMA

Rua 83

MICRO ÁREA 3



MICRO ÁREA 4 - ACS JOSILEIA

Estrada Grande
Itacolomi (Cantão)

MICRO ÁREA 5 - ACS STEPHANY

Rua 74 (Estrada da Lagoa)
Travessa 74

MICRO ÁREA 6 - ACS MARÍLIA

Rua 82
Rua Sargente Senna Brasil
Travessa 74

MICRO ÁREA 7 - ACS DEBORA

Beco Chacrinha
Beco Gonzaguinha
Beco Noel Rosa
Beco Janete Clair
Beco Lírio
Beco Ataufo Alves
Beco João Gulart
Travessa 74

EQUIPE ÁGUIA DOURADA

EQUIPE ÁGUIA DOURADA

MICRO ÁREA 1 - ACS ELIANE

Rua 48
Travessa 27 (do n° 447 até n° 844)

MICRO ÁREA 2 - ACS PRISCILA

Rua Sub Oficial Juliano

MICRO ÁREA 3 - ACS ANA PAULA

Rua Trinca Ferro (até n° 38)
Rua Martim Pescador (lado par)
Estrada das Canárias (até n° 80)

MICRO ÁREA 4 - ACS DAYSE

Rua 50 (lado par)

MICRO ÁREA 5 - ACS GIVANIA

Rua 27
Rua 28
Rua 51

MICRO ÁREA 6 - ACS SÔNIA

Rua Martim Pescador (lado ímpar)
Estrada das Canárias (até n° 815)
Rua Trinca Ferro (lado ímpar até n° 31)
Beco Pavão
Rua Ema (lado par até n° 16 e lado ímpar até n° 11)
Largo do Belga

MICRO ÁREA 7 - ACS CAMILLA

Rua 50 (lado ímpar)
Rua 52
Rua 53
 Rua 54
Avenida 04
Estrada do \Galeão (até o Posto Gasolina)
Praia de São Bento
Praça Avião

quarta-feira, 21 de janeiro de 2015

EQUIPE EMA

EQUIPE EMA

MICRO ÁREA 01 - ACS RACHEL

Beco Cegonha
Beco Pelicano
Beco Rouxinol
Estrada da Lagoa (até n° 100)
Largo do Cajueiro
Rua Canarinho
Rua Maritaca
Rua Periquito
Rua Trica Ferro (a partir do n° 37)

MICRO ÁREA 02 - ACS RAQUEL LUCAS

Beco Tico-tico
Rua Bem-te-vi (do n° 35 ao 79)
Rua Gavião

MICRO ÁREA 03 - ACS SOLANGE

Estrada das Canárias
Rua Arribaçãs
Rua Coleiro
Rua Faisão

MICRO ÁREA 04 - ACS RAMILA

Beco Pica-pau
Estrada das Canárias
Rua Andorinha
Rua João de Barro

MICRO ÁREA 05 - ACS DJANANE

Beco Bahia
Beco Marreca
Beco Saíra
Beco Sanhaço
Beco Veludinho
Rua Andorinha
Travessa Gaivota
Travessa Patativa 

MICRO ÁREA 06 - ACS ELAINE

Rua Bem-te-vi (a partir do n° 80)
Rua Ema
Rua Gavião (do n° 13 ao n° 25)

EQUIPE TUBIACANGA

EQUIPE TUBIACANGA

MICRO ÁREA 01 - ACS MÁRCIA BASTOS

Rua A
Rua B
Rua C
Rua D
Rua E
Rua 96 ( n°03, 05, 07, 10)
ESCOLA

MICRO ÁREA 02 - ACS ALBA VALÉRIA

Rua 87
Rua 88
Rua 89

MICRO ÁREA 03 - MONICK SILVA

Rua 90
Rua 95
Rua 96

MICRO ÁREA 04 - THAÍS GOSTON

Rua 92
Rua 94
Praia de Tubiacanga

EQUIPE Aguia

EQUIPE Aguia

MICRO ÁREA 01 - ACS MARIA

Beco Acari
Beco Albatroz
Beco Cardeal
Beco Santo Cristo
Rua Stella Maris (do n° 48 ao n° 125)

MICRO ÁREA 02 - ACS AMANDA

Rua Araponga
Beco Maravilha

MICRO ÁREA 03 - ACS RENATA

Rua Beija-Flor
Beco cambaxirra
Beco Passarinho

MICRO ÁREA 04 - ACS FABIO

Rua Juriti
Rua Pardal

MICRO ÁREA 05 - ACS FLAVIA

Rua Andorinhas (até n° 32 só lado par)
Rua Bem-te-vi (até n° 33)
Travessa Siriema
Rua Stella Maria (a partir do n° 127)
Beco Tucano

MICRO ÁREA 06 - ACS GRAÇA

Rua Águia Dourada
Travessa Azulão
Beco Codorna
Beco Falcão
Beco Melro
Beco Papagaio
Rua Uirapuru

HORÁRIO DA COLETA SANGUE

HORÁRIO DA COLETA SANGUE

AS COLETAS DE SANGUE OCORREM SEMPRE DE SEGUNDA A SEXTA-FEIRA, DE 07:00 ÀS 07:30 HORAS.
NÃO É NECESSÁRIO MAIS MARCAR.


VISITAS DOMICILIARES DO AGENTE COMUNITÁRIO DE SAÚDE

VISITAS DOMICILIARES DO AGENTE COMUNITÁRIO DE SAÚDE

VISITAS DOS AGENTES COMUNITÁRIOS DE SAÚDE EM DOMICÍLIO

1. NAS EQUIPES DE  SAÚDE DA FAMÍLIA, A PERIODICIDADE PARA VISITAS DOMICILIARES DOS AGENTES COMUNITÁRIOS DE SAÚDE (ACS) É BASEADA NA AVALIAÇÃO DE RISCO, COM A FREQUÊNCIA MÍNIMA:

A) DIÁRIA: Tuberculose, Hanseníase:
B) MENSAL: Gestantes, Crianças até 01 ano, Acamados, Cartão Família Carioca:
C) TRIMESTRAL: Hipertensos, Diabéticos, Crianças de 01 a 02 anos;
D) SEMESTRAL: Crianças de 02 a 06 anos, Idosos maiores de 60 anos, Bolsa Família.  

2. TODO DOMICÍLIO DEVE SER VISITADO PELO MENOS 02 VEZES AO ANO PELO AGENTE DE VIGILÂNCIA EM SAÚDE (AVS) - CONSIDERANDO FATORES DE RISCO AMBIENTAL E DO DOMICÍLIO, PODE OCORRER VISITA MENSAL.

3. QUANDO SOLICITADO À UNIDADE VISITA DOMICILIAR, O ACS FARÁ AVALIAÇÃO, PODENDO AGENDAR PARA NO MÁXIMO 30 (trinta) DIAS ÚTEIS, A IDA DO TÉCNICO, ENFERMEIRO, DENTISTA OU MÉDICO, CASO SEJA CONFIRMADA A NECESSIDADE.

sábado, 17 de janeiro de 2015

DATAS COMEMORATIVAS

DATAS COMEMORATIVAS



DIA DO FARMACÊUTICO – 20 DE JANEIRO
A escolha de uma data para a comemoração do Dia do Farmacêutico foi marcada por desencontros e várias propostas. A idéia da criação de um “Dia” partiu do farmacêutico Oto Serpa Grandado, e foi colocada em discussão, pela primeira vez, no dia 7 de janeiro de 1941 quando ele participava de uma reunião na Associação Brasileira de Farmacêuticos (ABF) e fez o seguinte questionamento: “Todas as profissões tem o seu dia, data especial para comemorar o ideal abraçado. Por que não temos o nosso “Dia”? “ Deste questionamento surgiu a proposta para a criação do “Dia do Farmacêutico”.
No dia 20 de janeiro é comemorado o Dia do Farmacêutico. A data foi escolhida em função da fundação da Associação Brasileira de Farmacêuticos (ABF), em 20 de janeiro de 1916. Na época, era a maior instituição representativa da categoria, no País.
Considerando a necessidade de unificar a comemoração do Dia do Farmacêutico e por ensejar maior visibilidade e reconhecimento, o Conselho Federal de Farmácia, por meio da Resolução nº 460, de 23 de março de 2007, reconheceu o dia 20 de Janeiro como o Dia do Farmacêutico.
Na busca pela valorização e estímulo do profissional farmacêutico, a para que o dia 20 de janeiro seja marcado pelo reconhecimento daqueles que lutam em prol a farmácia, foi criada pelo Conselho Federal de Farmácia, por meio da Resolução nº323, de 16 de janeiro de 1998, a Comenda do Mérito Farmacêutico que visa distinguir farmacêuticos e autoridades pelos relevantes serviços prestados à profissão. A entrega da Comenda do Mérito Farmacêutico é realizada durante as comemorações do Dia do Farmacêutico.

    PLANEJAMENTO FAMILIAR 

    Planejamento Familiar

    Planejamento familiar é o controle do número de filhos e intervalos entre gestações. Tem como objetivo o bem estar da criança e do casal, pois podem escolher o momento propício para a chegada dos filhos. Para casais que não conseguem ter filhos, o ideal é se programar para métodos como afertilização in vitro, a inseminação artificial ou a adoção de crianças.
     
    Esse planejamento, entre outras coisas, é importante para aproveitar melhor esse momento tão especial que é conceber uma nova vida. É preciso estar bem preparado para assumir tamanha responsabilidade. O planejamento familiar, o pré-natal, o parto e o controle de doenças sexualmente transmissíveis pelo Sistema Único de Saúde (SUS) é direito de todo cidadão segundo a lei N°9263 de 12 de janeiro de 1996.

    CLÍNICA DA FAMILIA ASSIS VALENTE - CFAV

    As Reuniões de Planejamento acontecem sempre na 1ª e 2ª quintas-feiras de cada mês no Auditório às 09:30 horas e os serviços oferecidos são  Encaminhamento para Laqueadura, Vasectomia e Orientações sobre métodos contraceptivos.

    Preparação

    Não é necessário procurar a equipe e nem dar nome para garantir vaga! É livre!

    Clínicas da Família: a nova rede de atendimento da cidade


    As Clínicas da Família são um marco que representa a reforma da Atenção Primária no município do Rio de Janeiro. O modelo tem como objetivo focar nas ações de prevenção, promoção da saúde e diagnóstico precoce de doenças.

    Desde a implantação do modelo, a cobertura de Saúde da Família na cidade passou de 3,5%, em janeiro de 2009, para 47% até dezembro de 2014. 
     
     
      

    Funcionamento


    As Clínicas da Família possuem uma equipe multidisciplinar com:

    • Médicos
    • Enfermeiros
    • Técnicos de Enfermagem
    • Agentes Comunitários de Saúde 
    • Agentes de Vigilância em Saúde
    • Dentistas
    • Auxiliar de Saúde Bucal
    • Técnicos de Saúde Bucal

    Esses profissionais são divididos nas Clínicas da Família por equipes responsáveis pela sua área (local de moradia). Ao chegar à unidade, o usuário é acolhido por um profissional de sua equipe e é orientado e atendido de acordo com sua necessidade.


    Serviços oferecidos pelas Clínicas da Família

    • Consultas individuais e coletivas
    • Visita domiciliar
    • Saúde Bucal
    • Vacinação
    • Desenvolvimento das ações de controle da dengue e outros riscos ambientais em saúde
    • Pré-natal e Puerpério
    • Acolhimento mãe-bebê após alta na maternidade
    • Rastreamento de câncer de colo uterino (preventivo) e câncer de mama
    • Raio-x
    • Eletrocardiograma
    • Exames laboratoriais: sangue, urina, fezes e escarro
    • Ultrassonografia
    • Curativos
    • Planejamento familiar
    • Teste do pezinho, teste do reflexo vermelho e da orelhinha
    • Teste rápido de sífilis e HIV
    • Teste rápido de gravidez
    • Programa Academia Carioca
    • Controle do Tabagismo
    • Prevenção, tratamento e acompanhamento das DTS e HIV
    • Acompanhamento de doenças crônicas
    • Identificação, tratamento e acompanhamento da tuberculose
    • Identificação, tratamento e acompanhamento da hanseníase
    • Ações de promoção da saúde e proteção social na comunidade 

    Algumas unidades funcionam das 8h às 20h, e outras das 8h às 17h.


    Clique aqui e veja ONDE SER ATENDIDO

    Clique aqui para saber as regras das Clínicas da Família, em vigor desde janeiro de 2010

    Clique aqui para ver a Caderneta do Usuário



    COMBATE AO TABAGISMO

    COMBATE AO TABAGISMO

    Programa de Controle do Tabagismo


    O Programa de Controle do Tabagismo da Secretaria Municipal de Saúde baseia-se nas diretrizes do Programa Nacional de Controle do Tabagismo, do Ministério da Saúde. As estratégias adotadas na cidade do Rio de Janeiro seguem 5 linhas de ação: ambientes 100% livres de fumo, tratamento para deixar de fumar, prevenção da iniciação no tabagismo, mobilização em datas comemorativas e divulgação da legislação.

    Neste sentido, o Programa atua por meio de estratégias para a mudança na aceitação social do cigarro ao estimular o cidadão a deixar de fumar, a reduzir a poluição de ambientes fechados e beneficiar o fumante passivo (especialmente as crianças), desestimulando a iniciação entre jovens.




    O tabagismo é considerado pale Organização Mundial da Saúde (OMS) a principal causa de morte evitável em todo o mundo. Estima-se atualmente que um terço da população mundial adulta, isto é, 1 bilhão e 200 milhões de pessoas sejam fumantes. 

    Quer parar de fumar? 

    Conversar com o Agente Comunitário de Saúde (ACS), que cuida da sua família, informar que gostaria de participar do Programa anti tabagismo.

    O ACS vai agendar com o médico da equipe, e avisará o dia, horário e local onde participará das palestras.


    SAIBA MAIS SOBRE O PROJETO CEGONHA CARIOCA

    SAIBA MAIS SOBRE O PROJETO CEGONHA CARIOCA



    Cegonha Carioca: cuidado humanizado para a mãe e o bebê
     
    Projeto implantado desde 2011. O principais objetivos, humanizar e garantir o melhor cuidado para mãe e para o bebê – desde o pré-natal até o parto, para reduzir a mortalidade materno-infantil e incentivar a realização de exames pré-natal. 
      

    Enxovais e Visitas

     
    Por meio do programa, todas as gestantes que fazem o pré-natal em uma unidade pública de saúde no município do Rio de Janeiro ficam sabendo, antes do parto, em qual maternidade terão seus bebês e têm a oportunidade de visitar o local. Além de conhecer a maternidade, a futura mamãe, junto com um acompanhante, participa de ações educativas e, ao final da visita, recebe de presente o Enxoval Cegonha. A visita da gestante à maternidade é agendada no 3º trimestre (entre o 7º, 8º e 9º meses) da gestação.
     

    Transporte


    A futura mamãe conta com o transporte cegonha, com ambulância exclusiva que a busca em casa e a leva até a maternidade. O acionamento de ambulâncias para atender as gestantes do programa Cegonha Carioca é feito do Centro de Operações Rio e garante agilidade e conforto para as futuras mamães. O programa conta com dez ambulâncias especializadas, e é recebida por uma equipe treinada e acolhedora, que a acompanha durante toda a sua permanência na unidade. Ela também tem o direito de escolher um(a) acompanhante para ficar ao seu lado durante e após o parto.

    Maternidade 


    • Hospital Maternidade Maria Amélia Buarque de Hollanda (Maternidade Referência)
    Rua Moncorvo Filho, 67 – Centro
    Tel.: 2252-3416

    • Hospital Maternidade Fernando Magalhães (Maternidade Pré-natal em alto risco quando encaminhado pelo Médico)
    Rua General José Cristino, 87 – São Cristóvão
    Tel.: 3878-2327

    No Portal da Prefeitura você encontrará a lista de todas as maternidades conveniadas.

    CLÍNICA DA FAMÍLIA ASSIS VALENTE


    A gestante faz acompanhamento do seu pré-natal mensalmente com Médicos, Enfermeiros, Dentista, serviços de Farmácia e toda equipe técnica, além da visita domiciliar do Agente Comunitário de Saúde,  que sempre dará suporte no atendimento e para retirar suas dúvidas. marcar ou confirmar novas consultas, trazer documentos o no que for necessário.


    Infográfico

    12 Grupos de Saúde
    em nossa unidade.
    2,450,000 Metros Quadrados
    é o tamanho da nossa área de abrangência.
    28.876 Usuários
    beneficiados por nossa unidade.

    Como eu Faço

    Como eu Faço
    Visita domiciliar, acolhimento e atividades de grupo
    Vai Acontecer
    Grupos e ações promovidos pela unidade que irão acontecer.
    Conheça esta história
    História contada por um ACS
    Saúde nas Escolas
    Integração com as escolas e creches locais.
    Protagonismo Juvenil
    Grupo de adolescentes que apóiam as ações de promoção da saúde existentes na unidade.
    Integração
    Saúde da Família e Vigilância em Saúde.
    Integração
    Ensino-Serviço-Comunidade
    Academia Carioca
    Atividade física diária pode mudar sua vida.

    Contato

    Fale Conosco

    Entre em contato com nossa unidade, fale com nossos profissionais e tire suas dúvidas quanto aos nossos programas

    Endereço

    EST das Canarias com Av. Bras Crispin Praça, S/N - Galeão - Ilha do Governador - RJ

    Funcionamento

    Segunda-feira a Sexta-feira das 07h às 19h - Sábado das 08h às 12h

    Telefones

    (21) 98498-3173

    Tecnologia do Blogger.

    Seguidores