13/10/2016 Toda quinta-feira em nossa Unidade, acontece a Oficina de Plantas medicinais. Nesta semana a oficina ensinou a fazer um shampoo para combate a pediculose (piolho) Participaram desta atividade Agentes Comunitários de Saúde (ACSs), Rosângela Leica, a Técnica Agrônoma da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) Marina, Professores da UFRJ Dr. Julio e Dra. Márcia, a Nutricionista do Núcleo de Apoio a Saúde da Família (NASF) Fernanda e alguns usuários.
Abaixo o passo-a-passo de como preparar o shampoo.
Shampoo de Pediculose
Material necessário: 100 gramas de sabão de coco em barra (Ruth), 01 litro de água, 02 copos "tipo requeijão" de cada uma das plantas frescas: boldo (Plectranthus Barbatus), arruda e melão-de-são-caetano. Uma panela (esmaltada, inox ou vidro), faca, colher, coador, frascos com tampa e etiquetas para identificação.
Modo de preparo: Colocar na panela a água e o sabão de coco (picado ou ralado), leve ao fogo até dissolver completamente o sabão. Adicionar as plantas picadas e retirar do fogo. Abafar por 15 minutos, coar, envasar e etiquetar. Conservar na geladeira.
Dicas Importantes:
- Fazer catação manual juntamente com o uso de "pente fino";
- Aplicar o shampoo por 03 dias consecutivos, deixando agir por +/- 20 minutos;
- Nunca esperar o tempo de ação em local de exposição ao sol, pois a arruda pode provocar queimadura;
- Repetir os procedimentos acima após uma semana.
0 comentários:
Postar um comentário